Grau de Risco | Covid-19

Atividades que podem oferecer riscos de contaminação

A Transjoi reuniu informações de entidades da saúde e governo sobre os riscos de ações e presença em lugares durante a pandemia. Confira o grau de perigo e o que você pode fazer para a prevenção do Coronavírus:

ALTO RISCO

Refeições na casa de outras pessoas

No momento das refeições, as pessoas permanecem sem máscara e gotículas de saliva podem atingir a comida, o que aumenta o risco de contaminação. Além disso, a curta distância entre as pessoas sentadas à mesa e a comunicação ativa podem agravar o risco.

  • Recomendação: Neste momento, procure fazer refeições apenas na casa de pessoas que você sabe que estão cumprindo o isolamento como você. Use máscara ao preparar e ao se servir da comida, isto diminui o risco de contaminar o alimento.

Festas e Churrascos

Essas duas atividades apresentam fatores elevados de risco devido à aglomeração de pessoas e a possibilidade de contato com gotículas de saliva que podem cair sobre comidas bebidas ou serem inaladas em uma interação social.

  • Recomendação: Para calcular o número de convidados é preciso saber quanto espaço livre você terá no ambiente onde o evento vai acontecer. O ideal é pelo menos 4 metros quadrados para cada pessoa presente.

Academia

Academias em ambiente fechado representam um alto risco de contaminação, porque a produção de gotículas pelas pessoas que se exercitam é maior e há contato intenso e prolongado com a superfície de equipamentos de ginástica que são compartilhados.

  • Recomendação: O risco diminui se cada pessoa fizer a higienização adequada das mãos e dos aparelhos antes de depois de usá-los. É importante sempre usar máscara. Faça um treino menor e fique menos tempo na academia. Procure fazer atividades aeróbicas, que liberam mais suor, em ambientes ao ar livre.

Escola

O risco de contaminação é alto devido a fatores como aglomeração de alunos e contato com superfícies por tempo prolongado. Esse risco pode diminuir se o número de alunos por sala for reduzido. Outros fatores como distância entre estudantes, ambiente bem ventilado, uso de máscaras e higienização constante das mãos também podem contribuir.

  • Recomendação: Crianças e adolescentes devem ser orientados sobre o uso correto de máscaras e a maneira certa de lavar as mãos, além de compreenderem que neste primeiro momento não poderão ter muito contato com os colegas da escola. Se o estudante tiver qualquer sintomas, não deve ir a aula e a escola deve ser comunicada.

Bares

O risco de contaminação em bares é alto em razão de múltiplos fatores: contato prolongado entre pessoas a curtas distâncias, maior potencial de aglomeração, música alta ou barulho, o que provoca o aumento do volume nas conversas, liberando ainda mais gotículas de saliva. O consumo de álcool pode inibir a atenção e afetar os cuidados necessários, como lavar as mãos e manter distanciamento.

  • Recomendação: Escolha bares que tenham algum ambiente aberto e evite beber demais. Além de reduzir o seu nível de atenção, o álcool diminui sua imunidade.

Restaurantes Fechados

Ambientes fechados tendem a concentrar um número maior de partículas virais do que ambiente arejados. Soma-se a isso ao fato de que é necessário retirar a máscara para se alimentar, o que expõe a pessoa ainda mais.

  • Recomendação: Fique o menor tempo possível neste ambiente e retire a máscara apenas no momento da refeição. Assim que acaba de comer, coloque a máscara e higienize as mãos.

Transporte Coletivo

O risco de exposição ao vírus é alto pois são locais de grande aglomeração. Há contato constante com superfícies e o tempo de permanência é, muitas vezes, prolongado. O uso de máscaras, o controle do número de pessoas nos veículos, a ventilação adequada e a higienização das mãos podem ajudar a diminuir discretamente o risco de contaminação.

  • Recomendação: Use luvas descartáveis enquanto estiver no transporte e evite colocar a mão no rosto ou em superfícies com as quais você terá contato depois, como celular, bolsos e bolsas. Ao chegar a seu destino, tire as luvas, jogue-as fora e lave bem as mãos.

RISCO MODERADO

Visitar e receber visitas

Quando você e o parente que vai visitar ou receber estão respeitando o isolamento social, o risco tende a ser baixo. Entretanto, se uma ou mais pessoas não estão em isolamento absoluto, pode variar de médio a alto. Essa variação depende também do número de pessoas vivendo na mesma casa.

  • Recomendação: É recomendável uso de máscara, não ter contato físico e manter distância durante a visita. Antes e depois, é importante lavar bem as mãos com água e sabão ou álcool. Ao entrar na casa, é recomendável tirar os sapatos.

Consulta Médica (quando não há possibilidade de telemedicina)

O tempo de permanência em ambiente fechado é um risco. Prefira consultas com hora marcada (e não por ordem de chegada). Use sempre máscara e higienize as mãos com frequência. Exija que os profissionais também estejam com itens de proteção.

  • Recomendação: Evite ficar em salas de espera cheias. Se você for demorar para ser atendido, veja a possibilidade de você sair da sala e receber uma ligação na hora de entrar.

Praias

Praias podem dar a falsa sensação de segurança por serem ambientes ao ar livre. No entanto, banhistas tendem a permanecer no local por muito tempo e há chance de aglomerações.

  • Recomendação: Se você quiser fazer uma atividade na praia, escolha horário e local com o menor número de pessoas possível. Dê preferência por esportes individuais e não esqueça de usar protetor solar e beber bastante água.

Lojas, Shoppings e Supermercados

O fator aglomeração é o risco de sair para compras. Quanto mais pessoas no mesmo espaço, maior o risco. É importante frequentar lojas que limitem o número de clientes simultâneos, que exijam o uso de máscara e possibilitem a higienização das mãos.

  • Recomendação: Antes de sair de casa, faça uma lista de compras. Ao chegar à loja ou ao supermercado, vá direto onde estão os itens de que você precisa. Quanto menos tempo você ficar no ambiente fechado e aglomerado, menor a chance de se contaminar.

Salões de Beleza e Barbearias

O risco varia dependendo do tempo no local. Outros fatores que influenciam é a ventilação e a distância entre os espaços de atendimento. A chance de contaminação diminui se houver controle na quantidade de pessoas, distância adequada entre clientes e se as máscaras forem obrigatórias. A higienização dos espaços e dos instrumentos deve ser feita com frequência, bem como a higiene de mãos.

  • Recomendação: Dê preferência a profissionais que atendam com hora marcada. Evite se atrasar para realizar seus procedimentos no horário estipulado.

BAIXO RISCO

Atividades ao Ar Livre

Nas atividades esportivas praticadas ao ar livre, a probabilidade de contaminação tende a ser reduzida, mas os riscos dependem do número de pessoas envolvidas. Nos esportes individuais, esse risco é baixo, mas os coletivos podem ter o risco de contaminação agravado pelo contato.

  • Recomendação: Escolha um horário e um local de menor movimento para evitar aglomeração. Pratique a atividade usando máscara, protetor solar e beba bastante água. Após manusear a máscara, use sempre álcool gel nas mãos antes de recomeçar a atividade.