Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

A campanha faz parte de um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.

Assista o vídeo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e saiba mais sobre seus sintomas, riscos e tratamentos.

Fatores de risco
O câncer de próstata não tem uma causa definida, porém fatores podem influenciar como idade avançada (a partir dos 50 anos), histórico deste tipo de câncer na família, indivíduos negros, sedentarismo e obesidade.

Sintomas
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Mas se você perceber algum desses sinais abaixo, consulte um urologista para o diagnóstico correto:

  • Dificuldade para urinar, com dor ou sensação de ardor
  • Ir ao banheiro com frequência, levantando até no meio da noite para urinar
  • Ejaculação dolorosa
  • Presença de sangue na urina ou sêmen

Diagnóstico
Exame de PSA: PSA (sigla em inglês do antígeno prostático específico) é uma substância normalmente produzida pela próstata, e que está presente no sêmen e no sangue.

Exame de toque retal: serve para identificar áreas irregulares ou endurecidas na próstata. É menos preciso que o exame de sangue PSA, mas é capaz de detectar tumores mesmo que o teste de sangue esteja normal.

Prevenção
O que você pode (e deve) fazer para prevenir o câncer: fazer atividade física, ter uma dieta saudável, não fumar e diminuir o consumo de álcool ajudam a diminuir os riscos da doença.

Confira o vídeo da campanha Novembro Azul 2019 da SBU, onde o chef e apresentador do programa MasterChef Henrique Fogaça é o padrinho.

Nas redes sociais do Portal da Urologia, haverá uma live para esclarecer dúvidas no dia 11 de novembro às 18h com o urologista Dr. Alfredo Canalini, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Urologia. Também ao longo do mês, haverá veiculação de material informativo no site oficial da SBU: www.portaldaurologia.org.br/novembroazul e em suas redes sociais (FB: @portaldaurologia e IG: @portaldaurologia).

Não deixe o preconceito vencer essa luta. Previna-se!