No dia 01 de outubro, luzes cor-de-rosa iluminaram o prédio do Congresso Nacional em Brasília simbolizando o início do “OUTUBRO ROSA”. A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, representando quase um terço dos casos da doença. No Brasil, as estimativas apontam que em 2019 quase 60 mil mulheres desenvolverão este tipo de câncer.

A popularidade do Outubro Rosa, simbolizado pelo laço rosa, alcançou o mundo de forma delicada, feminina e eficaz. Mesmo que o câncer de mama seja uma luta diária e um cuidado que a mulher deve manter constantemente, ter um mês inteiro dedicado a essa luta é muito importante para a elaboração de ações especiais, atendimento prioritário de mulheres e exames gratuitos voltados a esta causa.

Mas apesar da grande popularidade da campanha, principalmente com as atuais mídias sociais, especialistas da área médica ressaltam que é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise recente, feita pela Kantar Health, das postagens realizadas em redes sociais de língua portuguesa, como Facebook e Twitter, mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

  • Posts Pessoais
  • Anúncios
  • Apoio
  • Campanha Outubro Rosa
  • Prevenção
  • Conscientização
  • Estilo de Vida
  • Defesa do Paciente
  • Arrecadação de Fundos
  • Autoexame

No mundo corporativo, as empresas também têm um papel tão importante quanto os setores de saúde nesta luta. Todos os anos a Transjoi realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama no ambiente de trabalho, para que a lembrança da prevenção esteja na rotina das pessoas, já que passamos a maior parte do tempo na organização. Lembre-se, o diagnóstico precoce é importante no câncer de mama porque quando mais cedo a doença for detectada, mais fácil será trata-la e maior serão as chances de curá-la.

Faça o auto exame. Ame-se, cuide-se e previna-se!