Conheça o perfil do profissional exigido pela Indústria 4.0 e se prepare para atuar na nova realidade do setor.

Alguns chamam a nova revolução industrial como Indústria 4.0, enquanto outros a batizaram de Manufatura Avançada ou de Internet Industrial. Não importa qual nome se dê para este novo movimento, o que importa é que ele já começou.

O termo Indústria 4.0 está relacionado a diversos processos tecnológicos que resultam na automação e na troca de dados industriais que permitem a criação de uma “fábrica inteligente”.  Com essa nova realidade, os sistemas e as máquinas terão a capacidade de se comunicar entre si e tomar decisões de forma autônoma, sem a interferência de um especialista. As pessoas, muitas vezes, vão atuar apenas como supervisoras de processos produtivos e como gestoras de qualidade.

A cada revolução industrial, o mercado exige profissionais com um novo nível de preparação e uma série de habilidades específicas. Hoje, as empresas exigem, ao mesmo tempo, profissionais cada vez mais qualificados e flexíveis. São valorizados os profissionais que conseguem olhar o processo produtivo como um todo, além de sua função específica.

Muitas profissões e funções ainda serão criadas pela Indústria 4.0, mas já é possível apontar algumas qualidades dos novos profissionais que querem estar preparados para o cenário. Diversos especialistas e estudos apontam as direções que o profissional deve seguir para estar pronto para esse novo momento da indústria.

Os colaboradores passarão a ocupar muito mais funções estratégicas e de controle de processos e de projetos.

É desejável que, além de habilidades técnicas para operar toda a tecnologia, o profissional tenha atitude para gerenciar os processos das fábricas inteligentes. É preciso estar aberto a mudanças, ter flexibilidade para se adaptar às novas funções e se habituar a uma aprendizagem multidisciplinar contínua. O papel do líder passa a ser ainda mais importante. Em vez de controlar as horas de produção, ele alinhará as tarefas e fará a equipe trabalhar unida.

O profissional da Indústria 4.0 deve estar disposto a aprender mais e sempre, conhecendo além de sua função inicial, ampliando a visão para entender o fluxo da empresa e da cadeia produtiva. Terá que se importar com a forma com que o seu trabalho impacta na função do próximo. Isso significa que saiba trabalhar em equipe, que tenha capacidade de dialogar e de negociar, assim como de aprender com os demais e de propor soluções que levem em conta a capacidade do conjunto de profissionais envolvidos em um projeto.